Trabalhar com artes digitais é fazer parte de um mercado que só cresce, criando novos mundos, histórias, magia, nos mais variados meios de comunicação: TV, Cinema, Jogos, Publicidade, entre tantos outros.

Você já olhou para uma tela hoje? Bom, se você está lendo isso, nem precisa responder. Onde tem tela, tem trabalho de artistas digitais em alguma dessas frentes que comentei.

Mercado das Artes Digitais

Animação

Com uma receita anual de bilhões de dólares, as empresas de audiovisual tem utilizado o recurso da animação 3D ou 2D para filmes, TV, publicidade, vinhetas, etc.

De onde vem essa receita?

  • Canais de TV a cabo e por satélite
  • Maior acesso de baixo custo à Internet
  • Alta penetração de dispositivos móveis multimídia
  • Crescente popularidade de streaming de vídeo
  • Demanda por produções de alta definição com efeitos visuais e animação promovendo experiências visuais como realidade aumentada e virtual

Design

Esta é uma profissão já bem consolidada e que tem cumprido um papel importante no desenvolvimento social e econômico de países do mundo inteiro.

O Design é hoje no Brasil o terceiro maior setor da economia criativa. Isso porque o Design é muito mais que uma profissão, mas sim uma nova abordagem de ver o mundo, através da inovação nos mais diversos tipos de produtos e serviços possíveis.

Porém a capacidade do Design no Brasil ainda é pequena pela capacidade criativa dos nossos profissionais e pelo potencial competitivo que o país possui.

Efeitos Visuais

Cinema, TV, publicidade, jogos, cada vez mais os efeitos visuais estão presentes no nosso dia a dia que muitas vezes nem percebemos que o conteúdo foi altamente trabalhado para este fim. Produções que muitas vezes a gente pensa que é real, só tem uma parede verde e um ator, e todo o resto é feito em computação gráfica.

Este mercado é tão relevante e as empresas do setor têm investido muito em profissionais dessa área, não só para filmes de orçamento astronômico, mas em materiais mais comuns também têm utilizado essa tecnologia, novelas, aberturas de programas, vinhetas, comerciais, entre tantas outras possibilidades.

Jogos

O Brasil é o 3º maior mercado consumidor de jogos do mundo. Com isso, a produção de jogos nacionais, voltados para o mercado interno e externo, tem crescido muito nos últimos anos, novas empresas têm surgido e empresas nacionais têm tido um grande destaque internacional, sendo que um dos unicórnios brasileiros é desta indústria.

De onde vem este crescimento?

  • Jogos para dispositivos móveis
  • Maior acesso a computadores e consoles
  • Crescimento exponencial de jogos em nuvem

Formas de Contratação

Formas de Contratação

As empresas estão contratando bons profissionais para as mais diversas áreas de atuação do setor criativo, em todos os níveis de experiência.

As oportunidades aumentaram também para o trabalho remoto, o que proporcionou uma facilidade para contratação de profissionais de outros países.

Hoje em dia esses a seguir são alguns dos modelos de contratação mais utilizados no mercado de trabalho:

Trabalhos Formais

Existe um mercado profissional e bem estruturado para a contratação formal de profissionais. Empresas com alta demanda de projetos, acabam tendo sua equipe com contratação fixa e formal.

Freelancers

Outro caso bem comum são os profissionais que escolhem trabalhar como autônomo.

Nesse formato, as empresas e demais clientes contratam de forma pontual um profissional, para atender a uma demanda específica do projeto.

Mercado internacional

Muitas empresas internacionais abrem as portas para brasileiros, pois reconhecem nossa capacidade criativa e o esforço que colocamos no trabalho. Este tipo de oportunidade pode surgir para contratação presencial, algo que depende muito de uma burocracia específica para atender as regulamentações de visto.

Com o grande aumento do trabalho remoto, porém, cresce também a possibilidade de continuar morando no Brasil e atendendo empresas do mundo todo.

Cada país tem seu processo específico para liberar o visto de trabalho para estrangeiros, mas todos dão muito peso quando o candidato tem um diploma de uma faculdade reconhecida pelo MEC.

Qualidade desde os primeiros passos 

Não tem segredo: com muita dedicação, em um ambiente que respira inovação nas artes digitais, você produz trabalhos irados desde o início dos seus estudos. 

Siga a @faculdademelies na sua rede preferida e veja o que os alunos produzem durante e depois dos cursos. 

Méliès em Números

+10.000 profissionais formados

5 estrelas no MEC – nota máxima

1ª da América Latina (ACR)

Única brasileira nas Top Internacionais

1ª internacional a produzir a vinheta no Festival de Annecy

Home

Méliès pelo Mundo

Sistema On-Live

Home

Qualidade Méliès

×