Sobre o curso
O ser humano é um ser imagético. Entendemos e explicamos muito mais com imagens que com palavras. As imagens têm o poder de sintetizar os gestos, bens imateriais do nosso tempo, espaço e cultura, em algo material, que podemos ver e sentir. E vivemos em uma era de telas, presentes em todos os lugares, nos impressionando, nos impactando, capturando nossos olhares. Vemos e somos vistos através de imagens.
Ao longo do curso, você será apresentado ao pensamento do filósofo francês Gilbert Durand, que estudou como o ser humano constrói o Imaginário e o Mito. A partir da observação das diversas culturas e do desenvolvimento psicológico dos indivíduos, Durand pode montar um sistema que organiza as imagens sem engessa-las em caixinhas estanques.
Entenderemos a importância do Imaginário para a organização do ser humano, como as imagens se organizam em nossa imaginação, como se aproximam ou se afastam, como alimentam ideias e sensações, afetos e emoções, e como nos levam a simpatizar com certas pessoas ou coisas e antipatizar com outras pessoas ou coisas. Operar estas relações entre as imagens nos permitirá sermos mais criativos e mais significativos.
Metodologia do curso
- Aulas teóricas expositivas;
- Atividades práticas supervisionadas;
- Orientação e debate de trabalhos produzidos.
Objetivo Específicos
- Reconhecer e classificar as características dos elementos do imaginário;
- Descrever e analisar imagens conforme o padrão de recorrência simbólica;
Conteúdo do curso
· Unidade Temática 1: Imaginário: definição e delimitação;
· Unidade Temática 2: Geração de imagens e recorrência simbólica;
· Unidade Temática 3: Estruturas de sensibilidade.