O que é Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela condução dos processos internos de avaliação da instituição, pela sistematização, coleta de dados e pela prestação das informações solicitadas pelo MEC, conforme determina a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O que a CPA faz?

A CPA coordena os processos internos de autoavaliação da Méliès. Para desenvolver a avaliação interna, a CPA elabora, periodicamente, instrumentos de autoavaliação, aplicados aos alunos, docentes, colaboradores e gestores.
A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina acadêmica, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição.
Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais.

Quem são os representantes das CPA?

A Comissão Própria de Avaliação da Méliès é composta por representantes de todos os segmentos: alunos, professores, funcionários e sociedade civil.

Quem responde aos questionários da autoavaliação?

Alunos, professores, colaboradores e gestores.

Qual é a periodicidade da aplicação da autoavaliação?

Uma vez por semestre.

O que é avaliado pela CPA?

Os instrumentos de autoavaliação da Méliès incluem um roteiro constituído por eixos avaliativos que contemplam:
Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a Dimensão 8 (Planejamento e Avaliação). Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação do período que constituiu o objeto de avaliação;
Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as Dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição);
Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as Dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes);
Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as Dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira);
Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à Dimensão 7 (Infraestrutura Física).

Qualidade desde os primeiros passos 

Não tem segredo: com muita dedicação, em um ambiente que respira inovação nas artes digitais, você produz trabalhos irados desde o início dos seus estudos. 

Siga a @faculdademelies na sua rede preferida e veja o que os alunos produzem durante e depois dos cursos. 

Méliès em Números

+10.000 profissionais formados

5 estrelas no MEC – nota máxima

1ª da América Latina (ACR)

Única brasileira nas Top Internacionais

1ª internacional a produzir a vinheta no Festival de Annecy

Home

Méliès pelo Mundo

Sistema On-live

Home

Qualidade Méliès

×