Palestras mindblowing? Workshops incríveis? Teve tudo isso e mais nesse evento “à la Méliès”!
Foram dias de evento BEM melienses pra começar o semestre com TUDO! E desta vez fizemos de forma híbrida, abraçando todos os melienses que quiseram participar presencial e online também!
Se liga no que rolou na Semana:
Workshop “Como compor uma trilha sonora” com o Victor Hugo Moraes de Oliveira nos dias 1 e 2 de fevereiro, abordando desde a teoria musical (Harmonia, melodia, intervalos) até a mixagem e masterização da trilha:
Palestra “Game UX: Estratégia para diminuição de riscos sobre o investimento na indústria de jogos” com o Cláudio Gusmão no dia 1 de fevereiro:
Esta palestra discorre sobre a validação de conceitos e características do produto a ser criado por meio de playtests tornando as decisões de projeto nas etapas do desenvolvimento do jogo se tornam muito mais sólidas. Trabalhar com o público-alvo antes mesmo de ter um protótipo digital contribui muito para as decisões a serem tomadas. Também acelera o desenvolvimento o que para os estúdios indies é uma questão crucial. Por fim, este processo minimiza os riscos de investir em um produto com poucas chances de sucesso sendo este um aspecto importante para estúdios, investidores ou publishers.
Palestra “10 lições aprendidas em 10 anos desenvolvendo jogos” e Mini Palestras “Exponha seu jogo!” com o professor Rafael Lucio de Mattos no dia 1 de fevereiro:
A palestra é uma coletânea de aprendizados adquiridos aos longos do tempo em que desenvolvo jogos. São lições úteis não só para quem está começando, mas para quem já desenvolve jogos há algum tempo. Já o “Exponha seu jogo!” foi um espaço aberto destinado a expor e divulgar jogos de participantes do evento. Qualquer pessoa inscrita no evento pode usar o espaço para divulgar seu projeto.
Palestra “Entendendo as necessidades do seu jogo 3D” com a ex-aluna Saori Oshiyama no dia 1 de fevereiro, em que foram dadas dicas para que o Artista 3D tenha o jogo inteiro planejado e sem tantas complicações durante o desenvolvimento, principalmente na parte técnica, sabendo exatamente por onde começar e analisar exemplos e o porquê que certas decisões são tomadas.:
Bate-Papo com a dubladora Beatriz Vila (Freya – God of War) no dia 2 de fevereiro. Atriz paulistana nascida em 08 de julho de 1985. Ao longo de 15 anos de carreira, atuou em diversos segmentos: TV, teatro, musicais, contação de histórias, entre outros. Atualmente dedica-se exclusivamente à dublagem.:
Palestra “Jogos Digitais: Aprendendo a lidar com tempo e escopo” com a Emma Teixeira no dia 2 de fevereiro, abordou a experiência que a Emma ao desenvolver o jogo de PI no segundo semestre: os desafios, as mudanças e as soluções para problemas de tempo e escopo:
Workshop “Documentando em diferentes contextos” com a Bianca Nascimento no dia 2 de fevereiro:
O principal objetivo de uma documentação é ajudar o time a não se perder no projeto, criando um hub fácil de consulta e registro, mas diferentes times pedem diferentes formas de documentação. Projetos curtos, longos e diferentes tipos de equipe podem se beneficiar de ter uma documentação em diferentes ferramentas, e é sobre isso que iremos falar nesse workshop.
Palestra “Desenvolva emoções, não mecânicas” com o Tomás Queiroz no dia 3 de fevereiro:
Por muito tempo a indústria de jogos esteve focada na parte da tecnologia, em como tornar o jogo real, porém um jogo funcionando já não é mais o suficiente você precisa tocar os seus jogadores e isso precisa estar presente do começo da sua ideia até o produto final. Aprenda uma nova forma de criação de jogos com a utilização do Método SEA.
O conteúdo atravessa todas as áreas de criação por se tratar de uma nova forma de definir a visão do projeto de jogo.
Mini curso: Programando Inimigos na Construct 2 & 3 com o Rodolfo Rubens da Róza Pereira nos dias 3 e 4 de fevereiro:
O curso visa explicar mecânicas envolvidas na criação de personagens, com foco principalmente em inimigos, utilizando a engine da Construct 3.
A Construct 3 é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de jogos em 2D, sendo assim teremos foco principalmente no desenvolvimento de mecânicas para inimigos em jogos de plataforma, entendendo o movimento, ações desse inimigo, campo de visão e afins.
Workshop “Criação de texturas modulares” com o Gabriel Henrique Pereira, usando o Substance Designer para criar padrões de texturas que podem ser utilizados em jogos, no dia 3 de fevereiro:
Palestra “Hibridismo no design gráfico: artesanal x digital” com a Simone Fernandes no dia 3 de fevereiro foi sobre a tendência de projetos que utilizam o hibridismo de técnicas artesanais e tecnologias digitais. Isto gera uma pergunta: Com tantos benefícios e ferramentas que o digital proporciona, por que designers optam pelo artesanal em alguns projetos?:
Palestra “Fazer arte leva tempo” com Isadora e Rafael Silvério no dia 3 de fevereiro:
A palestra foi sobre desenvolvimento de uma carreira autoral e encontrar o próprio estilo. Também sobre entender a importância das imagens e como cria-las com consciência.
Palestra “Terminei o meu curta, e agora?” com a Flávia Rabachim no dia 3 de fevereiro, fala sobre o passo a passo para inscrição (exibição) do seu curta em animação nos festivais.:
Palestra “Quando fazer e como analisar o marketing digital do seu jogo” com o Rafael Seabra Santos Giannella no dia 3 de fevereiro, sobre quando começa o trabalho de marketing no desenvolvimento de um jogo, passando pelas principais métricas a serem analisadas e sua relevância:
Palestra “Iniciando na carreira de Design” com a Natália Mauer no dia 4 de fevereiro, tiveram dicas para dar o start na sua carreira como designer, considerações importantes para entrar no mercado:
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