A partir do Núcleo de Iniciação Científica (NIC) da Faculdade Méliès, cinco alunos do ano eletivo de 2024 — das graduações em Animação, de Jogos Digitais e de Design — desenvolveram artigos científicos de artes digitais, focados em temas relacionados a visibilidades e representatividade.
O grupo se propôs a investigar casos em produções contemporâneas. Entre os objetos de estudo estão aberturas de novelas animadas, produções audiovisuais em animação, jogos digitais e peças de design. O objetivo deste projeto é aumentar a quantidade de estudos científicos na área de artes digitais e tecnologia, contribuindo para a pesquisa brasileira nesse campo.
Mais detalhes: Iniciação Científica: atualização março/2024
Coordenação
- Prof. Ms. Juliano Caravela
Professores Orientadores 2023/2024:
- Prof. Ms. André Carvalho
- Prof. Ms. Ivan Paz
- Prof. Dra. Natália Toledo
- Prof. Ms. Ricardo Olímpio
Alunos Pesquisadores:
- Ana Beatriz Soares Benevides – TAL07
- Jakeline Ferreira Fagundes – BDL06
- Júlia Tinti De Araujo – TAP04
- Lara Mizue Sassano Nascimento – TAP03
- Rafael Marques Muzzi Prado – BDL03
Projeto de Design do EBOOK:
- Prof. Ms. Ricardo Olímpio
e alunas:
- Maria Helena Ribeiro Bezerra
- Li Xiaowen
- Ana Elisa de Souza Andrade
Resumo das Pesquisas e Artigos Científicos de artes digitais
Análise de Diversidade em Aberturas Animadas de Telenovelas Brasileiras
Ana Beatriz Benevides Citolin
RESUMO: A telenovela é o maior e mais importante gênero seriado do Brasil. A magnitude das produções transcendeu as barreiras e alcançou espectadores ao redor do mundo.
A influência da telenovela na cultura brasileira é marcada por um impacto de gerações, movimentando a sociedade e criando tendências. Consequentemente, a abertura de uma telenovela é um de seus elementos principais.
Responsável por introduzir personagens e o sentimento da trama, a abertura pode contar com diferentes recursos técnicos para sua produção. Entre os recursos mais utilizados e aclamados está o da animação, tanto em 2D, 3D ou uma mistura de técnicas.
O presente trabalho pretende analisar a diversidade em aberturas de telenovelas brasileiras que optaram por utilizar o recurso de animação.
As aberturas escolhidas foram as das telenovelas “Nos tempos do Imperador”, “Cara e Coragem” e “Amor Perfeito”. A maneira escolhida para representação de diversidade étnica e inclusão de minorias foi agraciada com a pluralidade visual das animações aqui analisadas. Este recurso potencializou as expressões culturais das aberturas, fincando a importância da telenovela e representatividade no cotidiano brasileiro.
Palavras-chave: telenovela; abertura; animação; diversidade.
Final Feliz: o pertencer como fator relevante na construção do ser e o papel do cinema de animação na atualidade
Júlia Tinti de Araujo
RESUMO: Como as artes são produções voltadas para a concretização de um ideal subjetivo, acabam representando a forma de pensar da sociedade e da Cultura em que está inserida. Portanto, podemos observar que, dentro do cinema de animação, os padrões ainda sustentam preconceitos e sub-representatividade de grupos minoritários.
Este artigo busca evidenciar o impacto que as produções audiovisuais geram na construção de personalidade dos seres humanos. Discutiremos a representatividade LGBTQIAP+, introduziremos os complexos estudos sobre identidade e inclusão social, e analisaremos produções audiovisuais que tangenciem o tema.
Dessa forma, podemos avaliar desde a ausência de representatividade como também sua importância para a transformação de padrões já influentes nas sociedades contemporâneas.
Palavras-chave: LGBTQIAP+, Frozen, diversidade, sociedade, animação
Decolonialidade em Games: análise de adore
Rafael Marques Muzzi Prado
RESUMO: Assim como são importantes ferramentas de manutenção das características coloniais, jogos digitais podem ser igualmente instrumentos de decolonialidade.
Neste artigo, analisamos o jogo digital Adore, desenvolvido no Brasil, e a maneira como ele apresenta características brasileiras e latino-americanas sem ser levado por estereótipos ou concepções colonialistas.
Para isso, parte-se do entendimento de colonialidade segundo Alfredo Bosi, de decolonialidade segundo Ramón Grosfoguel, e analisamos o caráter das imagens pela perspectiva de Gilbert Durand. Conclui-se que o jogo Adore funciona como mais uma pedra no caminho em direção à decolonialidade.
Palavras-chave: Colonialidade; decolonialidade; jogos digitais; imaginário
Nossa Representatividade tem Fins Meramente Ilustrativos
Lara Mizue Sassano Nascimento
RESUMO: Quando pensamos em projetos audiovisuais na atualidade podemos perceber o aumento de grandes empresas empenhadas em inserir diversidade e representatividade em suas comunicações.
Queremos questionar de que modo a diversidade se insere nesse meio, se realmente existe essa consciência posta em prática, ou se é apenas um encargo de retratos dissimulados. Este estudo analisou como personagens do folclore brasileiro passaram a refletir ideologias de branqueamento e distanciamento dos povos indígenas e originários, com ênfase na série “Cidade Invisível” e nas representações do folclore por Monteiro Lobato.
Textos folclóricos e literatura acadêmica foram técnicas dessa análise crítica e pesquisa histórica. Constantemente, a indústria do entretenimento colabora com a eugenia ao utilizar da hegemonia cultural para perpetuar narrativas, resultando em uma incessante reprodução de conteúdos que reforçam a marginalização das identidades indígenas e afro-brasileiras, destacando a necessidade de descolonização cultural e valorização dessas identidades.
Palavras-chave: folclore brasileiro, Cidade Invisível, hegemonia cultural, representatividade, descolonização cultural, identidades indígenas, Monteiro Lobato.
Olhar Decolonial nas Capas de Livros Infantis
Jakeline Ferreira Fagundes
RESUMO: Este estudo visa analisar os paralelos das características de decolonialidade e modernidade/decolonialidade presentes nas capas dos livros infantis finalistas do Prêmio Jabuti 2023.
Com os resultados obtidos através de apreciação de critérios, foi construída uma Matriz Comparativa e, com base na amostragem, foi possível visualizar aspectos predominantes na temática, diagramação, tipografia, cor e ilustração das capas.
Palavras-chave: objeto-livro infantil, decolonialidade, objeto-livro, capas de livros