Redigido por João Boldrini, fundador da Faculdade Méliès.
No início do isolamento causado pela pandemia do coronavirus foi feita uma pesquisa sobre as profissões mais e menos importantes para este momento histórico que estamos passando e, de acordo com a pesquisa, o artista foi citado como o menos relevante. Porém, poucos se dão conta que os momentos de lazer que nos ajudam a superar esta fase são criados por artistas, seja num seriado que você assiste, um filme, uma música. Por causa dessa necessidade, as profissões ligadas às artes, principalmente relacionadas às artes digitais, foram das que tiveram um desenvolvimento acelerado nesse período. Motivado por dois fatores importantes:
- 1. Possibilidade de trabalho remoto: fator que deve modificar muitas empresas no futuro.
- 2. Maior consumo e investimento no setor, principalmente pelas verbas de produções Live-Action terem sido direcionadas para o digital.
O mercado das artes digitais está em grande expansão. Me lembro quando entrei na profissão, na área de animação 3D que quase a totalidade das produções nacionais eram voltadas para a publicidade. Hoje em dia vemos um crescimento das possibilidades e das áreas. Na Faculdade Mélies, que forma profissionais de 3 grandes núcleos das artes digitais, vemos uma grande diversidade nas carreiras que os profissionais que estão sendo formados estão seguindo.
A indústria de jogos continua crescendo em um ritmo acelerado, sem sinais de desaceleração nos próximos anos. De acordo com dados apresentados pelo site 123scommese.it, espera-se que o mercado em questão gere quase US$ 146 bilhões (R$ 790 bilhões) de receita em 2021, um aumento de 40% em dois anos.
Ao contrário de muitos outros setores drasticamente afetados pela pandemia de covid-19, a indústria de videogames tem sido muito mais resistente. A maioria dos desenvolvedores e publishers de jogos testemunhou um número recorde de usuários e downloads no ano passado, quando milhões de pessoas se voltaram para consoles, PCs e dispositivos mobile em meio ao isolamento social.
A animação é um dos setores da indústria criativa global com maior potencial de crescimento. Representando 25% do mercado audiovisual, o valor total da receita total da indústria de animação global foi de US $ 100 bilhões em 2006, US $ 222 bilhões em 2013 e US $ 259 bilhões em 2018, chegando a US $ 270 bilhões em 2020. Além disso, em 2013, a indústria de animação digital administrou cerca de US $ 500 bilhões em licenciamento de marcas e personagens, mais que o dobro de 2006 (US $ 200 bilhões) (Gama 2014: 95; Research and Market 20191).
Com este panorama, podemos afirmar que a indústria da animação tornou-se um setor de dimensões econômicas relevantes para alguns países e um importante mecanismo de crescimento econômico para outros: nos Estados Unidos, a animação tornou-se a sexta maior indústria do país.
O Canadá é o maior produtor de animação do mundo, com quatrocentas horas por ano; na Europa, um total de 2 bilhões de euros foi reservado para financiar quinhentas animações no continente através da União Europeia; no Japão, a indústria do entretenimento é a terceira maior do país; por último, a produção de animação na Coreia do Sul é tão significativa que atualmente representa um terço de toda a produção de animação do mundo (Gama 2014: 95).
O bom desempenho geral do mercado de animação digital nos últimos anos sugere uma oportunidade econômica para empresas não vinculadas a grandes empresas americanas, incluindo aquelas de países em desenvolvimento, como o Brasil.
Pós Graduação em Gestão de Negócios em Artes Digitais
O consumo de artes digitais no Brasil é muito maior que a produção e sabemos da necessidade de criação de novas carreiras e profissionais que atuem na indústria criativa de maneira a movimentar este mercado no sentido de viabilizar novos projetos, desenvolvendo um negócio mais rentável e viável para o setor.
A Faculdade Méliès sempre foi conhecida pela formação de artistas, agora quer colaborar com este desenvolvimento através da Pós-Graduação em Gestão de Negócios, pois sabemos que as possibilidades são grandes e ainda estamos somente no início dessa jornada para uma indústria mais sólida e desenvolvida.
O profissional formado no curso poderá vir a trabalhar em produtoras, estúdios, plataformas digitais e de streaming, desenvolvedoras de games, no Brasil ou no exterior, ou ainda, criar e gerir seu próprio empreendimento audiovisual. Através do desenvolvimento de habilidades como: criação de projetos de animação e/ou de jogos; integração entre a parte artística e a comercial; gestão de estúdios e produtoras; estratégias de viabilidade financeiras dos projetos; direcionamento artístico visando aumentar o potencial comercial da obra; estruturação de venda (pitching); gestão de equipes criativas.