Trabalhar com artes digitais é fazer parte de um mercado que só cresce, criando novos mundos, histórias, magia, nos mais variados meios de comunicação: TV, Cinema, Jogos, Publicidade, entre tantos outros.
Você já olhou para uma tela hoje? Bom, se você está lendo isso, nem precisa responder. Onde tem tela, tem trabalho de artistas digitais em alguma dessas frentes que comentei.
Mercado das Artes Digitais
Com uma receita anual de bilhões de dólares, as empresas de audiovisual tem utilizado o recurso da animação 3D ou 2D para filmes, TV, publicidade, vinhetas, etc.
De onde vem essa receita?
- Canais de TV a cabo e por satélite
- Maior acesso de baixo custo à Internet
- Alta penetração de dispositivos móveis multimídia
- Crescente popularidade de streaming de vídeo
- Demanda por produções de alta definição com efeitos visuais e animação promovendo experiências visuais como realidade aumentada e virtual
Veja aqui o guia completo sobre tudo o que você precisa saber para trabalhar com animação.
Cinema, TV, publicidade, jogos, cada vez mais os efeitos visuais estão presentes no nosso dia a dia que muitas vezes nem percebemos que o conteúdo foi altamente trabalhado para este fim. Produções que muitas vezes a gente pensa que é real, só tem uma parede verde e um ator, e todo o resto é feito em computação gráfica.
Este mercado é tão relevante e as empresas do setor têm investido muito em profissionais dessa área, não só para filmes de orçamento astronômico, mas em materiais mais comuns também têm utilizado essa tecnologia, novelas, aberturas de programas, vinhetas, comerciais, entre tantas outras possibilidades.
O Brasil é o 3º maior mercado consumidor de jogos do mundo. Com isso, a produção de jogos nacionais, voltados para o mercado interno e externo, tem crescido muito nos últimos anos, novas empresas têm surgido e empresas nacionais têm tido um grande destaque internacional, sendo que um dos unicórnios brasileiros é desta indústria.
De onde vem este crescimento?
- Jogos para dispositivos móveis
- Maior acesso a computadores e consoles
- Crescimento exponencial de jogos em nuvem
Clicando aqui, você descobre mais sobre as infinitas oportunidades no mercado de games e ainda pega algumas dicas para se tornar um dos melhores na área!
Esta é uma profissão já bem consolidada e que tem cumprido um papel importante no desenvolvimento social e econômico de países do mundo inteiro.
O Design é hoje no Brasil o terceiro maior setor da economia criativa. Isso porque o Design é muito mais que uma profissão, mas sim uma nova abordagem de ver o mundo, através da inovação nos mais diversos tipos de produtos e serviços possíveis.
Porém a capacidade do Design no Brasil ainda é pequena pela capacidade criativa dos nossos profissionais e pelo potencial competitivo que o país possui.
Formas de Contratação
As empresas estão contratando bons profissionais para as mais diversas áreas de atuação do setor criativo, em todos os níveis de experiência.
As oportunidades aumentaram também para o trabalho remoto, o que proporcionou uma facilidade para contratação de profissionais de outros países.
Hoje em dia esses a seguir são alguns dos modelos de contratação mais utilizados no mercado de trabalho:
Existe um mercado profissional e bem estruturado para a contratação formal de profissionais. Empresas com alta demanda de projetos, acabam tendo sua equipe com contratação fixa e formal.
Outro caso bem comum são os profissionais que escolhem trabalhar como autônomo.
Nesse formato, as empresas e demais clientes contratam de forma pontual um profissional, para atender a uma demanda específica do projeto.
Muitas empresas internacionais abrem as portas para brasileiros, pois reconhecem nossa capacidade criativa e o esforço que colocamos no trabalho. Este tipo de oportunidade pode surgir para contratação presencial, algo que depende muito de uma burocracia específica para atender as regulamentações de visto.
Com o grande aumento do trabalho remoto, porém, cresce também a possibilidade de continuar morando no Brasil e atendendo empresas do mundo todo.
Cada país tem seu processo específico para liberar o visto de trabalho para estrangeiros, mas todos dão muito peso quando o candidato tem um diploma de uma faculdade reconhecida pelo MEC.
Méliès em Números
+15.000 profissionais formados
Faculdade credenciada no MEC
1ª da América Latina (ACR)
Única brasileira nas Top Internacionais
1ª internacional a produzir a vinheta no Festival de Annecy