A Méliès
A Faculdade Méliès é um centro de excelência em artes digitais – animação, efeitos visuais, games e design – que forma os profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.
A Méliès foi fundada em 2005 por um grupo de artistas amigos com formação em áreas diversas. Enquanto todas as escolas se concentravam nas ferramentas e nas técnicas, a Méliès deu um passo adicional: incluindo conceitos e arte no seu conteúdo.
Pioneirismo é parte de todos os nossos programas, que incluem, além de arte e ferramentas, tecnologia e empreendedorismo.
Em 2014 a Méliès foi credenciada pelo MEC, a 1ª Faculdade especializada em animação no Brasil, com cursos de graduação e pós-graduação, ao vivo (presenciais e a distância).
Além de ser nota máxima no MEC, a Méliès está classificada desde 2014 entre as melhores: em 1º lugar na América Latina e entre os destaques no ranking internacional da Animation Career Review.
Propósito
Formar os Profissionais mais bem preparados para o Mercado de Trabalho.
Para isso acontecer, nos baseamos em 3 grandes pilares: Criação de Portfólio; Trabalho em Equipe; Gestão de Criatividade.
Credenciamento
A Méliès está credenciada pela Portaria MEC nº 1.018, 5 de Dezembro de 2014.
A Méliès EaD está credenciada pela Portaria MEC nº 549, 18 de Junho de 2020.
Conheça Georges Méliès
Para cumprir a missão da Méliès é essencial formar o aluno com bases artísticas e conceituais de qualquer um dos cursos da faculdade.
A melhor forma de iniciar nesta formação é pelo nome da Faculdade, que remete à criação dos efeitos visuais para o cinema: Méliès é uma homenagem ao cineasta Georges Méliès.
Méliès foi um ilusionista francês que, ao assistir à primeira sessão de cinema em 1895, se encantou por esta tecnologia e trouxe a arte e a magia para o cinema, criando assim a base para várias técnicas de efeitos visuais que são utilizadas até hoje.
Ele produziu mais de 500 filmes e criou efeitos que encantaram e assustaram os espectadores naquele século. Alguns filmes ainda podemos assistir e também nos surpreender com o que ele conseguiu fazer com os poucos recursos que teve na época.
Sua criação mais famosa é o filme Viagem à Lua, de 1902. Por isso, nosso material recorre à lua, ao foguete e releituras destes elementos.
Apesar de toda a dedicação ao cinema, o Georges Méliès teve que mudar sua carreira em 1913 e muitos de seus filmes se perderam.
Sua importância para o cinema é exaltada por todos os profissionais ligados às artes visuais, inclusive rendeu um dos Doodles mais legais do Google, em 360º.
Desta forma, a Faculdade Méliès reverencia este magnífico criador e espera seguir seus passos contribuindo para o fomento das artes digitais no Brasil e no mundo.
Assista ao vídeo a seguir, de quando nos encontramos com a Pauline Méliès, tataraneta e responsável pelo The George Méliès Project!
Méliès em Números
+15.000 profissionais formados
Faculdade credenciada no MEC
1ª da América Latina (ACR)
Única brasileira nas Top Internacionais
1ª internacional a produzir a vinheta no Festival de Annecy