Redigido por João Boldrini, fundador da Faculdade Méliès.
Se você tem curiosidade de saber como funciona o processo de produção de um filme de animação, esta matéria é para você.
A Animação Digital é uma profissão muito interessante e prazerosa de exercer. Existem muitas variações e aplicações no mercado de trabalho.
Este é um mercado que tem crescido muito nos últimos anos e que segue ganhando cada vez mais relevância em nível mundial. Até pouco tempo atrás a maioria dos profissionais no Brasil trabalhavam para a área de publicidade. Hoje em dia isso já mudou significativamente, devido ao fortalecimento da produção nacional
de alguns filmes de longa-metragem em animação, além de várias séries de TV, aberturas de programas, novelas e seriados. Jogos Digitais também é uma área que influenciou neste crescimento, com o surgimento da criação de jogos para dispositivos móveis, o que viabilizou a produção de games para empresas menores e, consequentemente, gerou mais empregos na área.
Gostaria de ir um pouco além deste panorama e te contar também um pouco sobre o Processo de Produção dos Filmes de Animação Digital, para que você conheça este mundo mágico sob uma nova perspectiva. Para isso vou utilizar o material criado pelos alunos da Faculdade Méliès para a criação do filme de abertura do festival de Annecy.
Geralmente uma Produção de um Filme de Animação passa por 3 grandes etapas:
PRÉ-PRODUÇÃO
A Pré-Produção é a parte que envolve toda a criação da história, do som e do estilo dos personagens, cenários e objetos.
Começamos pela IDEIA do que se quer produzir. A partir desta ideia elaboramos um ROTEIRO, no qual descrevemos cada cena, fala, cenário e ação que ocorrerão ao longo do filme. Com o roteiro em mãos, ilustramos cada cena, com as câmeras, posição dos personagens e tempos de ação, o resultado final deste processo é conhecido como STORYBOARD.
Nesse momento podemos iniciar o planejamento do SOM, definindo os estilos de trilha sonora que serão utilizados no filme e gravando as falas dos personagens. A fala ajuda, inclusive, na concepção dos personagens, pois já criamos, ao mesmo tempo, o estilo de atuação deles.
Unindo estas primeiras etapas, conseguimos criar uma versão muito simples do filme, conhecida como ANIMATIC, que consistem em colocar o storyboard numa linha de tempo e já definir a duração de cada cena.
Logo após, partimos para o 3D criando o LAYOUT, onde os personagens e cenários são objetos muito simples e, portanto, mais leves para serem manipulados, de forma que podemos posicionar as câmeras e personagens com muita rapidez.
Com estas etapas concluídas, partimos para a criação efetiva dos modelos, com a DIREÇÃO DE ARTE e o CONCEPT dos personagens, cenários e objetos, desenhando cada um deles para a concepção visual do filme.
PRODUÇÃO
Após estas etapas damos início à PRODUÇÃO do filme: é hora de colocar no computador, em softwares específicos de animação, todos os elementos que criamos até aqui.
Começamos pela MODELAGEM, etapa em que desenvolvemos uma escultura digital dos personagens (que foram criados na etapa do Concept), que vai gerar uma malha, a ser utilizada nas próximas etapas (imagem 5 e 6).
O RIG é a tapa na qual a gente faz a malha do personagem ser funcional: é criada uma cadeia de ossos e controladores e a malha sofre a influência desses ossos para fazer os movimentos dos personagens. Nessa etapa também são feitas as expressões faciais e as deformações musculares para dar mais vida ao modelo.
Paralelamente pode ser feita a TEXTURA dos modelos, ou seja, a criação dos mapas de cor, porosidade, reflexão, transparência, brilho, que vão compor o material
e estilo dos objetos (imagem7).
Finalizado o Rig, podemos partir para a parte de ANIMAÇÃO, etapa em que aplicamos os 12 princípios básicos de animação para produzir um filme com apelo visual interessante. Em cada cena animada criamos os EFEITOS 3D, como simulação de tecidos e cabelos (imagem 8).
Concluídas estas etapas, partimos para a criação de LUZ, que faz a conexão entre personagens e cenários, e, principalmente, ajuda a construir elementos narrativos contidos no roteiro, de acordo com a linguagem do filme (imagem9).
A última etapa de produção é o RENDER das cenas: é nesta parte que a gente cria imagens finais de alta qualidade para produzir o filme. Cada segundo de animação tem 24 imagens por segundo, cada uma destas imagens pode ser separada em várias camadas para facilitar e otimizar o render, por exemplo: produzimos um render do cenário, outro render para o personagem, outro para a sombra e quantos mais forem necessários. Assim é mais rápido o cálculo para produzir estas imagens, além disso, depois elas podem ser alteradas mais facilmente na PÓS-PRODUÇÃO.
Assista aqui um breve resumo das etapas da produção do curta HUE BR:
PÓS-PRODUÇÃO
Iniciamos a PÓS-PRODUÇÃO fazendo a COMPOSIÇÃO, que consiste em colocar todas as camadas renderizadas em ordem para produzir cada cena individualmente (imagem10).
O próximo passo é criar os EFEITOS 2D para estas cenas, acrescentando elementos como água, fogo, fumaça, entre outros.
Com todas as cenas produzidas partimos para a EDIÇÃO, que é o momento de juntar todas as peças, de maneira a estabelecer não apenas o fio condutor da narrativa, mas também criar as sensações emocionais por meio do ritmo, produzir sentidos na cabeça do espectador através da escolha das imagens, do corte etc., e incorporar o SOM, com todos os efeitos de som, falas e trilha sonora.
A CORREÇÃO DE COR faz a unidade do filme para não ter variações drásticas involuntárias, criando então, o seu FILME FINAL.
Os profissionais de Animação Digital podem ser generalistas, ou seja, podem atuar nas várias etapas deste processo; ou especialistas, focando em uma das etapas apenas.
Independente da escolha, incentivamos quem está iniciando a conhecer e participar da produção de todas as outras etapas, pois deste modo ele adquire um conhecimento geral do processo de produção e também do que é necessário ser feito em cada especialidade para auxiliar no processo de todas as etapas.