Sobre o curso
Aqui você estuda na faculdade nº 1 de animação da América Latina, entre as top internacionais!
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação tem o objetivo de formar profissionais capacitados a atuar como artistas digitais nos universos do cinema, TV, publicidade, jogos digitais e mais.
Na Méliès você estuda em uma faculdade de referência internacional, que formou inúmeros profissionais que estão hoje em superproduções de filmes, séries, jogos e mais!
Você vai aprender e dominar conceitos e técnicas do processo completo de produção da animação digital, colocando tudo em prática, criando seu portfólio para um mercado de trabalho de grande relevância que continua em crescimento no Brasil e no Mundo.
Quer ver os trabalhos de alunos desenvolvidos durante o curso? Continue lendo a página que você vai trombar com algumas artes desenvolvidas por melienses do curso e, claro, siga nossas redes sociais.
A definir
4 módulos
Próximas Turmas:
03/02/2025
Por que fazer o curso?
Informações
Estes são apenas alguns dos tópicos que serão abordados durante o curso:
- Processo de Produção de Filmes de Animação Digital 3D;
- Pré-Produção: Roteiro, Storyboard, Concept, Direção de Arte, Modelagem, Rig;
- Produção: Textura, Iluminação, Animação;
- Pós-Produção: Render, Montagem, Efeitos e Edição;
- O trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste no desenvolvimento de curta-metragem, organizado de forma gradual, conforme a própria dinâmica de uma produção profissional.
Formas de pagamento do módulo em boleto ou cartão:
- À vista R$ 14.792,87 (5% off)
OU
- 6x R$ 2.595,24
Financiamento estudantil disponível.
*válido para matrículas efetuadas até julho/2024
Informação das próximas turmas em breve
Nas aulas presenciais da Méliès você e pode se conectar presencialmente com seus colegas, professores e tutores.
Tudo isso com a infraestrutura mais moderna do campus Méliès.
O Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação, na modalidade presencial, é uma graduação com duração de 2 anos voltado para a Produção de Filmes de Animação Digital 3D; e, está reconhecido pela Portaria SERES/MEC No. 578, de 09 de junho de 2017 com a nota 4 (de 5) de Conceito de Curso.
O diploma, entregue ao final do curso aos alunos aprovados, tem validade nacional e internacional de curso superior e não tem distinção entre presencial ou EaD.
- Melhor instituição da América Latina e entre as melhores do mundo em Animação;
- Cursos bastante práticos, voltados para a criação de portfólio;
- Grande destaque no mercado de trabalho no Brasil e no mundo;
- Ex-alunos em superproduções nacionais e internacionais;
- Laboratórios e professores disponíveis em horários alternativos;
- Um aluno por máquina no campus;
- Mesas digitalizadoras em todas as máquinas;
- Proximidade ao Metrô (Eucaliptos e Moema);
- Excelente qualificação no MEC.
Grade Curricular
O investimento que é para
a vida toda
Seu passe vitalício para ser um dos profissionais mais bem sucedidos, com uma vida confortável e segurança financeira
Cadastre-se abaixo para iniciar a inscrição em uma das formas de ingresso no curso. Confira o edital aqui.
Inscreva-se
Sua vida após a Méliès
A graduação em Animação (também conhecida como Design de Animação ou Produção Audiovisual) te permite trabalhar em estúdios de animação, produtoras de publicidade e propaganda, TV e Cinema, agências de design, entre muitos outros!
Um profissional formado em animação pode atuar nos universos do cinema, TV, publicidade, jogos digitais e mais!
Quem estuda Design de Animação pode trabalhar nas áreas de:
- Animação Digital;
- Efeitos Visuais;
- Direção de Arte;
- Iluminação Digital;
- Modelagem Digital;
- Produção de Curta-metragem Digital;
- Desenvolvimento de Roteiros de Animação;
- E muitos outros.
Clicando aqui, você descobre mais sobre as infinitas oportunidades nesses mercados de trabalho e ainda pega algumas dicas para se tornar um dos melhores na área!
Inscrições
- Vestibular: basta fazer uma prova de redação online para avaliação de comunicação e criatividade do candidato.
- Nota de Redação do ENEM: basta apresentar o Boletim de Nota da Redação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desde que a pontuação mínima em Redação seja de 500 (quinhentos) pontos.
- Segunda Graduação: Caso você já tenha concluído uma Graduação, não existe necessidade de prestar um novo vestibular. Neste caso, basta apresentar a documentação necessária para efetivar sua matrícula.
- Transferência: Caso esteja cursando uma graduação em outra instituição, você pode fazer a transferência para um dos Cursos de Graduação da Méliès, sem necessidade de prestar um novo vestibular. Neste caso, basta apresentar a documentação necessária para efetivar a matrícula.
Conclusão do Ensino Médio válido em Território Nacional
A estrutura curricular do Curso considera os aspectos de:
Flexibilidade: o aluno poderá solicitar o aproveitamento (dispensa) de disciplinas cursadas em cursos de graduação iguais ou similares de outras instituições reconhecidas pelo MEC ou da própria MÉLIÈS;
Articulação dos componentes curriculares no percurso de formação com as exigências de mercado de trabalho: todos os componentes curriculares do Curso foram escolhidos após detalhada análise das exigências do mercado de trabalho para o profissional de Animação.
- Cópia simples do RG, CPF;
- Cópia simples do certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar (apresentar na secretaria documento original no ato da matrícula);
- Comprovante de endereço.
1º e 2º módulos
- Autodesk Maya
- Chaos V-Ray
- Krita
- Adobe Photoshop e Premiere (ou DaVinci)
3º módulo
- Todos anteriores
- Pixologic ZBrush
4º módulo
- Todos anteriores
- Adobe After Effects
- Chaos Phoenix
Configuração mínima recomendada:
Sistema Operacional:
Windows 10 / MacOS 10.14
CPU:
Intel Core i5
RAM:
8GB
Placa de Vídeo:
NVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD Radeon RX 850
Armazenamento:
Pelo menos 200GB
Acessório:
Mesa digitalizadora
Av. Ibirapuera, 2657, São Paulo, SP
Nossos ex-alunos, os melienses
Felipe Castanhari
Animador / Apresentador / Diretor – Canal Nostalgia e Mundo Mistério
A arte da animação transformou meu modo de ver o mundo, desencadeando mudanças significativas até mesmo em minha personalidade.
Sou profundamente grato por tudo o que aprendi na Méliès. Não apenas pelo conhecimento técnico que eu adquiri, mas também pelas amizades duradouras, e, sobretudo, pela sensação de pertencimento a uma comunidade vibrante.
Ela me revelou um mercado de artes visuais extraordinário, um aspecto que fez minha paixão por esta área aumentar ainda mais.
Minha jornada no Youtube não teria sido a mesma sem tudo o que eu aprendi na Méliès. Eu sou eternamente grato a todos profissionais envolvidos com essa instituição.
Gustavo Medeiros
3D Character Artist – Blizzard Entertainment
A Méliès marcou o início dos meus estudos, tanto em 2D quanto em 3D.
Foi lá que construí uma base sólida, tanto artística quanto técnica, que me permitiu avançar nos meus estudos.
A curva de aprendizado para se tornar um artista 3D é complexa no início, e acredito que a Méliès foi um excelente ponto de partida.
Com certeza representou um divisor de águas na minha carreira como artista.
Mirela Salge
Coordenadora de CG na “Cause and FX”, em Auckland/ Nova Zelândia
A Méliès foi a introdução pra um mundo totalmente diferente na minha vida, na época eu não sabia que existia a possibilidade de ter uma carreira relacionado com o mundo dos filmes 3D que eu assistia no sofá de casa.
Eu lembro de assistir as animações e me perguntar como que criavam aquilo tudo, entrava nos sites da Disney e DreamWorks e não entendia nada (eu mal falava inglês), e eu lembro de pensar: putz, será que dava pra estudar isso mesmo?
Hoje em dia eu sou feliz de ter tido a sorte e a coragem de ter focado nisso, tive experiencias incríveis, trabalhei em projetos maravilhosos e que ainda me enchem de orgulho, muito disso porque o João (cofundador) um dia teve a coragem e o objetivo de abrir uma escola de 3D em São Paulo. Muito obrigada!
Isa “Brisa” Pinotti
3D Rigging Artist – Stellar Creative Lab
Estudar na Méliès foi incrível e facilitou minha trajetória!
Contei com ótimos professores, conexão direta com a indústria, espaço para compartilhar conhecimento e histórias, e, acima de tudo, a oportunidade de criar arte!
Guilherme Paiva
Senior Animator – Respawn Entertainment
A Méliès foi muito importante na minha jornada como animador. A escola me proporcionou ter o primeiro contato em como funciona a pipeline em grandes produções, e isso foi fundamental para que eu pudesse escolher o caminho que eu queria trilhar.
Eternamente grato à escola, aos professores e alunos.
Professores
Graduado em Design de Animação pela faculdade Méliès, atualmente cursa pós-graduação em efeitos visuais (VFX). Ingressou na Méliès como aluno em 2021, participou da empresa júnior do qual desempenhou o papel de diretor de gestão, também foi monitor do curso como generalista, atendendo dúvidas e auxiliando alunos sobre todas as matérias do curso, nessa função, também promoveu grupos de estudos para debates sobre técnicas e expressões artísticas. Teve experiência profissional ainda na graduação, onde atuou como generalista 3D pleno e foi responsável pelo auxílio na implementação de um workflow de produção para Avatares e de um ambiente otimizado para jogos. Foi selecionado como modelador para compor um grande projeto que se encontra em desenvolvimento pela própria Méliès. Além disso fez diversos cursos de aprofundamento em modelagem e texturização. Após a graduação ingressou a equipe de funcionários como professor-tutor de Luz, Textura e Render.
Lattes.
Portfólio.
Sou professor na Faculdade Méliès desde 2019, tradutor e revisor, fui editor de revista e proprietário de um site. Mestre pela PUC-SP (2012, defendendo uma dissertação sobre o Pato Donald) e Bacharel pela ESPM (1998, era o século passado).
Publiquei “Imaginário e narrativas arquetípicas: como criamos heróis ace histórias que marca a humanidade” (Criativo, 2021) e traduzi “Carl Barks e os quadrinhos Disney: desmascarando o mito da modernidade”, de Thomas Andrae (Criativo, 2017). Gosto de ler, de comer pizza, de boa música, de ir ao cinema, de tocar bateria e de animações dos Estúdios Pixar.
Ana Li é Ilustradora, Quadrinista e Professora de História da Arte. Iniciou sua carreira em 2013 ao formar-se em Artes Visuais com ênfase em Design pela Puc-Campinas, onde manteve uma produção artística mais voltada para técnicas tradicionais, como o Pontilhismo. Posteriormente cursou a Pós-graduação em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela Unicamp em 2015, aperfeiçoando os estudos de técnicas como Aquarela. Atualmente cursa a Pós-Graduação em Animação 2D pela Faculdade Méliès em São Paulo.
Atualmente, além de atuar como professora de Artes, História da Arte e Linguagem e Produção Audiovisual, Ana Li é ilustradora freelancer e também produz tirinhas e conteúdos artísticos para internet.
Portfólio.
Professor especialista e artista plástico multimídia, com uma carreira distinta no campo das artes visuais, incluindo cinema de animação, artes plásticas, ilustração e até produções da Disney.
Sua ampla gama de experiências e contribuições notáveis o estabelecem como um profissional reconhecido no mundo das artes.
No domínio do cinema de animação, Carlos Avelino tem uma lista de colaborações em diversas produções nacionais e internacionais. Seu trabalho pode ser visto em comerciais de televisão e longas-metragens, onde fez parte da equipe de produção em diversos estúdios de animação.
Atualmente, Carlos Avelino atua como professor na Faculdade Méliès em São Paulo. Ele compartilha sua experiência e conhecimento, ajudando a moldar a próxima geração de artistas de animação e jogos digitais.
A versatilidade de Carlos Avelino como artista é evidente em suas obras. Ele utiliza uma variedade de técnicas de pintura e aborda temas diversos em suas criações. Além disso, ele incorpora plataformas digitais, além dos meios tradicionais de desenho e pintura, para expressar sua arte de maneira inovadora e contemporânea.
Uma das fundadoras da Méliès e um dos maiores nomes de desenho e pré-produção.
Artista generalista 3D com foco em Lookdev. Faço constantes estudos de significância e harmonia das cores, composição em tela e semiótica.
Tenho sólidos conhecimentos em: Modelagem no Zbrush, retopologia no Maya com foco nos loops para animação, abertura de malha otimizada para games ou animação, texturização no Photoshop, Substance Painter, programação de shader no Substance Designer ou Unreal, iluminação em Vray ou qualquer outro renderizador, assim como parâmetros de render.
Apaixonado por artes visuais, iniciei minha carreira no 3D em 2009 e até hoje continuo apaixonado pelo que faço. A cada dia tentando melhorar mais e aprender algo novo, amo o desafio de ensinar, compartilhar e aprender com a turma.
Fico imensamente fascinado em acompanhar todo o desenvolvimento do aluno, desde o primeiro contato com a matéria de Luz, Textura e Render até o acompanhamento final da Produção do Curta Visual, onde consigo de fato ajudar a elevar ainda mais a qualidade de cada expressão artística
Formado em Produção Audiovisual e Pós-graduado em Artes para Jogos pela Faculdade Méliès.
Cineasta e Professor, é Mestre em Artes Visuais pelo IA-UNESP e Bacharel em Cinema pela FAAP.
Entre os seus principais trabalhos autorais estão o curta-metragem “Um ridículo em Amsterdã” e o romance policial “Diário de Dalton”.
Trabalhou também em mais de 18 filmes, com destaque para “33”, “Atos dos Homens”, “Filme Fobia” e “Depois da Festa”. Destacam-se também, da sua produção acadêmica, a dissertação de mestrado “As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein” (2019) e o artigo “Antes mesmo do cinema, a animação” (2018).
Formado em Comunicação Social pela Metodista em 2003 e Pós Graduação em Criação Publicitária pela Anhembi Morumbi em 2015, em 2006 se formou no curso 3D animation e Visual Effects pela Vancouver Film School.
Atuando na área de 3D desde 2006, participou de diversos trabalhos para vídeo publicitários em 3D, passando por produtoras como Digital 21, Studio Z, e foi sócio na FullHouse Studios.
Gabriel Portella é especializado em Metodologia do ensino da Arte. Professor de disciplinas como Fotografia, Montagem e Cinematic na Faculdade Méliès.
Trabalha também como videomaker, diretor e fotógrafo, tendo experiências dentro e fora do Brasil. Além disso, apresenta e coordena programas como o podcast e outros quadros da Faculdade Méliès em plataformas digitais.
Bacharel em comunicação social, mestrando em sociais e humanidades, atualmente leciona em algumas faculdades nos cursos de comunicação, design de animação e pós-graduação em VFX (efeitos visuais).
Sócio da Elefante Filmes, atua para o mercado nacional e internacional com composição, pós-produção, supervisor de VFX e colorista. Atuo no mercado publicitário, televisivo e cinematográfico desde 2009.
Docente no ensino superior há mais de duas décadas. Graduado e Pós-Graduado pela PUC-SP.
Leciona disciplinas e temas ligados à Ética e Cultura, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Negócios, além de coordenar os cursos de pós-graduação e o Núcleo de Iniciação Científica da Faculdade.
Advogado com experiência nas áreas de Direito Cultural, Digital e Empresarial.
Mestre em Comunicação e Semiótica da Cultura pela PUC-SP, com linhas de pesquisa e atuação em Artes, Design e Economia criativa.
É também músico e poeta profissional com trabalhos publicados nas plataformas de streaming.
Curador de eventos de arte e poesia em SP.
Considera que a criatividade é um atributo essencial do autoconhecimento e vice-versa.
Graduada em Processamento de Dados pelo Mackenzie, pós graduada em Gestão Escolar; Começou na Melies em 2005, como aluna do curso de animação 3D, depois entrou para equipe de funcionários, onde fez parte do atendimento, secretaria, coordenação e atualmente é Diretora Acadêmica da instituição e também professora de libras, disciplina a qual fez alguns cursos na USP, escola educação e também na Faculdade Metropolitana onde se certificou como tradutora e intérprete de libras.
Lattes.
Graduado em Design Digital e Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Artes trabalhou com direção de arte em diversas agências de publicidade até ingressar na Melies em 2012 na área de marketing atuando na área até 2016. Em 2017 iniciou a carreira docente. Como professor de Modelagem 3D na Faculdade Melies e Senac São Paulo, utiliza os principais softwares do mercado, ensinando toda a teoria e prática, com técnicas avançadas e workflow eficiente para criação de personagens completos para games e animação, criação de cenários, objetos simples e complexos. Atualmente ministra as disciplinas de Modelagem Poligonal, Escultura Digital, Modelagem Orgânica e Prototipagem 3D em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e EAD.
Professora, Programadora, Desenvolvedora de Jogos Digitais, Palestrante, Mentora e Organizadora de eventos na área de games.
- Graduada em Jogos Digitais, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Estudante de Pedagogia
- Coordenadora do GameDev – Toolkit
- Indicada ao Prêmio Women That Build 2021, 2022 e 2023
- Finalista no prêmio Women in Games Awards na categoria “University or College Games or Esports Diversity Initiative” 2021
- Mentora e Instrutora no Programa Change the Game – Google 2020/2021
Lika é Pós-Graduada em Animação 2D pela Faculdade Méliès e dá aula de Pintura Digital e Animação 2D.
Além de lecionar, faz freelances para o studio Piloto TV como Lead Animator e finalizadora; trabalhou para projetos de divulgação de marcas como Ruffles, Chevrolet, Fit Food e Universidade Cruzeiro do Sul. Valoriza demais a liberdade para expressar diversas formas de arte fora do realismo e do semi-realismo.
Lina Molina é docente no ensino superior desde 2003, onde já lecionou disciplinas como: Fotografia, Linguagem cinematográfica, Motion Graphics e hoje, leciona Direção de Arte na graduação e Pós-produção e Edição na pós-graduação da Méliès, onde está desde 2016.
Já atuou no mercado como designer gráfica em algumas agências, tem artigos publicados na revista Zoom e em blogs, assim como criou ilustrações e fotografias autorais voltadas para ensaios independentes.
Lina une a área criativa das artes visuais com meditação e autoconhecimento, usando suas ferramentas de prática e conhecimento como força de complemento para ambas as competências.
Instagram | LinkedIn | Behance | Lattes
Artista 3D especializado em criação de cenários, atua nas áreas de games, animação e visualização arquitetônica.
Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Técnico em Multimídia pelo Senac, Pós-graduado em animação clássica pela Faculdade Méliès, além de ter realizado demais cursos de especialização na área do 3D.
Atuou muitos anos como professor e técnico esportivo, trazendo para suas aulas não apenas discussões técnicas e práticas sobre o 3D, mas também outros assuntos inerentes ao desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional como organização, comprometimento, autoconhecimento, saúde etc.