Sobre o curso
Já pensou estudar no mesmo lugar que formou profissionais de jogos como God of War, Valorant, Fortnite, Diablo IV, League of Legends, The Last of Us e muito outros?
O curso superior de Jogos Digitais é uma graduação que te ensina todos os conceitos e técnicas envolvidos na produção de Jogos para computador, console e mobile.
Aqui você aprende tanto a programação dos games, como também uma ampla abordagem na parte artística dos jogos para você ter a capacidade e o conhecimento das ferramentas necessárias para o desenvolvimento completo dos mais variados tipos de jogos.
Na Méliès você coloca tudo em prática desde o começo, criando seu portfólio para o mercado de trabalho, ou seja, você vai fazer vários jogos ao longo do curso.
E o TCC é a produção de um jogo completo, onde o aluno coloca em prática tudo que aprendeu ao longo do curso.
Quer ver os jogos dos alunos? Você pode jogar os projetos dos melienses neste link, ver as artes dos projetos ao longo dessa página e também nas nossas redes sociais.
A definir
5 semestres
Próximas Turmas:
03/02/2025
Por que fazer o curso?
Informações
Estes são apenas alguns dos tópicos que serão abordados durante o curso:
- Fundamentos da Animação 3D;
- Level Design;
- Programação de Shader;
- Engenharia de Software em Jogos Digitais;
- Programação de Jogos Digitais;
- Física Aplicada a Jogos Digitais;
- Jogos para Redes de Computadores;
- Jogos para Dispositivos Móveis.
Quer saber no detalhe q que se aprende em uma faculdade de Jogos Digitais? Nossos professores já foram até chamados pelo pessoal da VOXEL/Tecmundo para uma reportagem sobre o tema, que você pode conferir mais aqui.
Formas de pagamento do módulo em boleto ou cartão:
- À vista R$ 11.152,81 (5% off)
OU
- 6x R$ 1.956,63
*válido para matrículas efetuadas até julho/2024
Informação das próximas turmas em breve
Igual ao mercado de trabalho: ON-LIVE.
Participe das aulas ao vivo transmitidas online, com interação em tempo real, e tenha acesso às gravações para revisão posterior.
Ou seja, se não conseguiu assistir uma aula ou quer revisar algum conteúdo, é só acessar as gravações.
Você tem toda a infraestrutura da Méliès à sua disposição, podendo assistir as aulas do campus ou fora dele.
O curso superior de Jogos Digitais está autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 228, de 15 de Julho de 2020 com a nota 4 (de 5) de Conceito de Curso.
O diploma, entregue ao final do curso aos alunos aprovados, tem validade nacional e internacional de curso superior e não tem distinção entre presencial ou EaD.
- Melhor instituição da América Latina e entre as melhores do mundo em Animação;
- Cursos bastante práticos, voltados para a criação de portfólio;
- Grande destaque no mercado de trabalho no Brasil e no mundo;
- Ex-alunos em superproduções nacionais e internacionais;
- Laboratórios e professores disponíveis em horários alternativos;
- Um aluno por máquina no campus;
- Mesas digitalizadoras em todas as máquinas;
- Proximidade ao Metrô (Eucaliptos e Moema);
- Excelente qualificação no MEC.
Grade Curricular
O investimento que é para
a vida toda
Seu passe vitalício para ser um dos profissionais mais bem sucedidos, com uma vida confortável e segurança financeira
Cadastre-se abaixo para iniciar a inscrição em uma das formas de ingresso no curso. Confira o edital aqui.
Inscreva-se
Sua vida após a Méliès
Com um mercado gigante e em alta expansão, o profissional formado em jogos digitais na Méliès pode trabalhar com projetos e empresas de:
- Desenvolvimento de jogos (programação e arte)
- Realidade virtual
- Realidade aumentada
- Desenvolvimento de aplicativos
- Simulações
Clicando aqui, você descobre mais sobre as infinitas oportunidades no mercado de games e ainda pega algumas dicas para se tornar um dos melhores na área.
Quer saber mais sobre esse mercado gigante? Acesse a Pesquisa da Indústria de Games da ABRAGAMES. Spoiler? O Brasil tinha 133 estúdios de games em 2014. E, em 2022 já passamos de 1.000 estúdios aqui, produzindo jogos nacionais e internacionais! Não rola perder a chance de fazer parte desse momento único na história.
Inscrições
- Vestibular: basta fazer uma prova de redação online para avaliação de comunicação e criatividade do candidato.
- Nota de Redação do ENEM: basta apresentar o Boletim de Nota da Redação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desde que a pontuação mínima em Redação seja de 500 (quinhentos) pontos.
- Segunda Graduação: Caso você já tenha concluído uma Graduação, não existe necessidade de prestar um novo vestibular. Neste caso, basta apresentar a documentação necessária para efetivar sua matrícula.
- Transferência: Caso esteja cursando uma graduação em outra instituição, você pode fazer a transferência para um dos Cursos de Graduação da Méliès, sem necessidade de prestar um novo vestibular. Neste caso, basta apresentar a documentação necessária para efetivar a matrícula.
Conclusão do Ensino Médio válido em Território Nacional
A estrutura curricular do Curso considera os aspectos de:
Flexibilidade: o aluno poderá solicitar o aproveitamento (dispensa) de disciplinas cursadas em cursos de graduação iguais ou similares, ou em programas de graduação de outras instituições reconhecidas pelo MEC ou da própria Méliès;
Articulação dos componentes curriculares no percurso de formação com as exigências de mercado de trabalho: todos os componentes curriculares do Curso foram escolhidos após detalhada análise das exigências do mercado de trabalho para o profissional de Jogos Digitais.
- Cópia simples do RG, CPF;
- Cópia simples do certificado de conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar (apresentar na secretaria documento original no ato da matrícula);
- Comprovante de endereço.
- Autodesk Maya
- Unity
- Unreal 3D
- Pacote Substance
- Photoshop
*O aluno é responsável pela assinatura dos softwares. Consulte o suporte ao aluno para conhecer todas facilidades exclusivas para alunos melienses.
Configuração mínima recomendada:
Sistema Operacional:
Windows 10 / MacOS 10.14
CPU:
Intel Core i5
RAM:
8GB
Placa de Vídeo:
NVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD Radeon RX 850
Armazenamento:
Pelo menos 200GB
Av. Ibirapuera, 2657, São Paulo, SP
Nossos ex-alunos, os melienses
Felipe Castanhari
Animador / Apresentador / Diretor – Canal Nostalgia e Mundo Mistério
A arte da animação transformou meu modo de ver o mundo, desencadeando mudanças significativas até mesmo em minha personalidade.
Sou profundamente grato por tudo o que aprendi na Méliès. Não apenas pelo conhecimento técnico que eu adquiri, mas também pelas amizades duradouras, e, sobretudo, pela sensação de pertencimento a uma comunidade vibrante.
Ela me revelou um mercado de artes visuais extraordinário, um aspecto que fez minha paixão por esta área aumentar ainda mais.
Minha jornada no Youtube não teria sido a mesma sem tudo o que eu aprendi na Méliès. Eu sou eternamente grato a todos profissionais envolvidos com essa instituição.
Gustavo Medeiros
3D Character Artist – Blizzard Entertainment
A Méliès marcou o início dos meus estudos, tanto em 2D quanto em 3D.
Foi lá que construí uma base sólida, tanto artística quanto técnica, que me permitiu avançar nos meus estudos.
A curva de aprendizado para se tornar um artista 3D é complexa no início, e acredito que a Méliès foi um excelente ponto de partida.
Com certeza representou um divisor de águas na minha carreira como artista.
Mirela Salge
Coordenadora de CG na “Cause and FX”, em Auckland/ Nova Zelândia
A Méliès foi a introdução pra um mundo totalmente diferente na minha vida, na época eu não sabia que existia a possibilidade de ter uma carreira relacionado com o mundo dos filmes 3D que eu assistia no sofá de casa.
Eu lembro de assistir as animações e me perguntar como que criavam aquilo tudo, entrava nos sites da Disney e DreamWorks e não entendia nada (eu mal falava inglês), e eu lembro de pensar: putz, será que dava pra estudar isso mesmo?
Hoje em dia eu sou feliz de ter tido a sorte e a coragem de ter focado nisso, tive experiencias incríveis, trabalhei em projetos maravilhosos e que ainda me enchem de orgulho, muito disso porque o João (cofundador) um dia teve a coragem e o objetivo de abrir uma escola de 3D em São Paulo. Muito obrigada!
Isa “Brisa” Pinotti
3D Rigging Artist – Stellar Creative Lab
Estudar na Méliès foi incrível e facilitou minha trajetória!
Contei com ótimos professores, conexão direta com a indústria, espaço para compartilhar conhecimento e histórias, e, acima de tudo, a oportunidade de criar arte!
Guilherme Paiva
Senior Animator – Respawn Entertainment
A Méliès foi muito importante na minha jornada como animador. A escola me proporcionou ter o primeiro contato em como funciona a pipeline em grandes produções, e isso foi fundamental para que eu pudesse escolher o caminho que eu queria trilhar.
Eternamente grato à escola, aos professores e alunos.
Professores
Professor de Programação e Orientador de Projetos e TCCs na Faculdade Méliès, Mestre em Design pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduado em Games: Produção e Programação e graduado em Tecnologia em Jogos Digitais pelo Senac.
- Desenvolvedor Independente (Portfólio)
- Co-Fundador e atualmente consultor no estúdio Miris Mind
- Parte do Coletivo CH3
Sou professor na Faculdade Méliès desde 2019, tradutor e revisor, fui editor de revista e proprietário de um site. Mestre pela PUC-SP (2012, defendendo uma dissertação sobre o Pato Donald) e Bacharel pela ESPM (1998, era o século passado).
Publiquei “Imaginário e narrativas arquetípicas: como criamos heróis ace histórias que marca a humanidade” (Criativo, 2021) e traduzi “Carl Barks e os quadrinhos Disney: desmascarando o mito da modernidade”, de Thomas Andrae (Criativo, 2017). Gosto de ler, de comer pizza, de boa música, de ir ao cinema, de tocar bateria e de animações dos Estúdios Pixar.
Professor especialista e artista plástico multimídia, com uma carreira distinta no campo das artes visuais, incluindo cinema de animação, artes plásticas, ilustração e até produções da Disney.
Sua ampla gama de experiências e contribuições notáveis o estabelecem como um profissional reconhecido no mundo das artes.
No domínio do cinema de animação, Carlos Avelino tem uma lista de colaborações em diversas produções nacionais e internacionais. Seu trabalho pode ser visto em comerciais de televisão e longas-metragens, onde fez parte da equipe de produção em diversos estúdios de animação.
Atualmente, Carlos Avelino atua como professor na Faculdade Méliès em São Paulo. Ele compartilha sua experiência e conhecimento, ajudando a moldar a próxima geração de artistas de animação e jogos digitais.
A versatilidade de Carlos Avelino como artista é evidente em suas obras. Ele utiliza uma variedade de técnicas de pintura e aborda temas diversos em suas criações. Além disso, ele incorpora plataformas digitais, além dos meios tradicionais de desenho e pintura, para expressar sua arte de maneira inovadora e contemporânea.
Uma das fundadoras da Méliès e um dos maiores nomes de desenho e pré-produção.
Graduado em Design Gráfico pela Faculdade Méliès e pós-graduado em Artes para Jogos pela Faculdade Méliès.
Atualmente atua como professor das disciplinas Projeto Integrador 1 (Jogos Digitais), ACE – Primeiros Passos do Dinossauro (Fundamentos de 3D) – Para todos os cursos de graduação, também leciona no curso livre de Fundamentos de 3D.
Freelancer como artista 3D atuando na produção de personagens e assets para jogos e animações, Game Designer desenvolvedor de jogos analógicos, Designer Gráfico e ilustrador.
Portfólio
Mestre e graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos.
Atua como compositor, sound designer e tech sound designer desde de 2019 na área de games.
É cofundador do estúdio Sunflyer Audio, estúdio especializado em outsourcing de áudio para games e outras mídias. Leciona a disciplina de sonorização e orienta a sonorização dos projetos e TCCs.
Cineasta e Professor, é Mestre em Artes Visuais pelo IA-UNESP e Bacharel em Cinema pela FAAP.
Entre os seus principais trabalhos autorais estão o curta-metragem “Um ridículo em Amsterdã” e o romance policial “Diário de Dalton”.
Trabalhou também em mais de 18 filmes, com destaque para “33”, “Atos dos Homens”, “Filme Fobia” e “Depois da Festa”. Destacam-se também, da sua produção acadêmica, a dissertação de mestrado “As artes em geral no específico cinematográfico de Sergei Eisenstein” (2019) e o artigo “Antes mesmo do cinema, a animação” (2018).
Gabriel Portella é especializado em Metodologia do ensino da Arte. Professor de disciplinas como Fotografia, Montagem e Cinematic na Faculdade Méliès.
Trabalha também como videomaker, diretor e fotógrafo, tendo experiências dentro e fora do Brasil. Além disso, apresenta e coordena programas como o podcast e outros quadros da Faculdade Méliès em plataformas digitais.
Atua como pesquisador na área de 3D realtime junto ao projeto do simulador naval do laboratório TPN-USP da engenharia naval da Poli. Atua como professor a 11 anos, sendo 4 anos em cursos livres e de extensão e 7 nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Melies. Apaixonado por jogos e como que estes são produzidos.
Portfolio
https://www.artstation.com/gabhpe
https://www.instagram.com/gabhpe/
Ivan é um desenvolvedor de jogos apaixonado e professor universitário, com interesse completo em desenvolvimento de jogos: desde programação até técnicas de design de jogos.
Com experiência na desenvolvedora Kokku em programação em multiplataformas, está ativamente buscando novas experiência para aprimorar seu lado profissional.
Docente no ensino superior há mais de duas décadas. Graduado e Pós-Graduado pela PUC-SP.
Leciona disciplinas e temas ligados à Ética e Cultura, Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Negócios, além de coordenar os cursos de pós-graduação e o Núcleo de Iniciação Científica da Faculdade.
Advogado com experiência nas áreas de Direito Cultural, Digital e Empresarial.
Mestre em Comunicação e Semiótica da Cultura pela PUC-SP, com linhas de pesquisa e atuação em Artes, Design e Economia criativa.
É também músico e poeta profissional com trabalhos publicados nas plataformas de streaming.
Curador de eventos de arte e poesia em SP.
Considera que a criatividade é um atributo essencial do autoconhecimento e vice-versa.
Professora, Programadora, Desenvolvedora de Jogos Digitais, Palestrante, Mentora e Organizadora de eventos na área de games.
- Graduada em Jogos Digitais, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Estudante de Pedagogia
- Coordenadora do GameDev – Toolkit
- Indicada ao Prêmio Women That Build 2021, 2022 e 2023
- Finalista no prêmio Women in Games Awards na categoria “University or College Games or Esports Diversity Initiative” 2021
- Mentora e Instrutora no Programa Change the Game – Google 2020/2021
Atua em projetos da indústria como especializado em animação 3D.
Especialista em Produção Executiva Criativa em Artes Digitais pela Méliès, com graduação em Design Gráfico pela UniABC, atua como professor lecionando as disciplinas de Animação 3D e Rigging para a graduação em Jogos Digitais e a pós-graduação em Arte para Jogos, além de ensinar animação 3D para a graduação em Design de Animação e orientar TCCs de alunos da pós-graduação de jogos.
Apaixonado por jogos e animações, adora explorar novos jogos e produções de animações mais recentes no cinema.
Ilustrador, artista 3D e 3D printer
Sempre quis trabalhar com a área de entretenimento, e em 2004 começou a carreira como Ilustrador e professor de desenho e quadrinhos. Em 2009, devido a um acidente que incapacitou a mão, durante a recuperação desenvolveu novas habilidades dentro da área de 3D, principalmente nas áreas de games. Por isso, se caracteriza como um artista híbrido.
Artista 3D especializado em criação de cenários, atua nas áreas de games, animação e visualização arquitetônica.
Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP), Técnico em Multimídia pelo Senac, Pós-graduado em animação clássica pela Faculdade Méliès, além de ter realizado demais cursos de especialização na área do 3D.
Atuou muitos anos como professor e técnico esportivo, trazendo para suas aulas não apenas discussões técnicas e práticas sobre o 3D, mas também outros assuntos inerentes ao desenvolvimento e amadurecimento pessoal e profissional como organização, comprometimento, autoconhecimento, saúde etc.